curso de ATUALIZAÇÃO


início: 13 e 14 de julho


Coordenador

marcos.png

Especialista em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxilo Facial - UFPE; EspecialistaemImplantodontia - Funorte; MestreemEstomatologia - UFBA; Doutor em Imunologia-ICS/UFBA; Coordenador e Professor do Curso de EspecializaçãoemImplantodontia FUNORTE/IAPPEM; Coordenador e Professor do Curso de CirurgiasAvançadas e AtualizaçãoemImplantodontia/ IAPPEM; Coordenador do Serviço de Cirurgia e TraumatologiaBucoMaxilo dos HospitaisAeroporto e AgenorPaiva; Membro Titular do ColégioBrasileiro de Cirurgia e TraumatologiaBucoMaxilo Facial; Membro da International Team for Implantology; Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI); Diretor Científico do I Congresso Brasileiro da SBTI; Membro da Comissão de Ética da SBTI; Diretor Científico da SBTI.


Professores:

AlexGuedes.png

Prof. Alex Guedes

Mestre e especialista em Periodontia;
Pós-graduando em prótese dentária;
Professor assistente na faculdade Rui Barbosa.

Avatar-guilherme_.png

Prof. Guilherme Paternostro

Especialista em implante; 
Mestre em Implante;
Pós-Graduando em Prótese;


Objetivos

O curso tem por objetivo habilitar profissionais e graduandos do último semestre a planejar e executar de forma previsível a fase cirúrgica de uma reabilitação com implantes osseo integráveis, desde a seleção e indicação correta dos casos; passando pelas fases pré-clínicas, envolvendo a revisão de sistemas; planejamento reverso (visando a reabilitação protética); cirúrgicas para instalação de implantes associados ou não a outras abordagens cirúrgicas como levantamento de seio maxilar traumático, extrações, entre outras; reabertura de implantes; e manutenção dos mesmos.


Programa

Introdução à implantodontia;
Anatomia aplicada à implantodontia;
Revisão de sistemas e preenchimento de fichas clínicas;
Radiologia e imaginologia voltada à implantodontia;
Farmacologia;
Planejamento reverso e guia cirúrgico;
Biossegurança e comportamento em ambiente cirúrgico;
Handson cirúrgico;
Endentulismo total;
Endentulismo parcial;
Endentulismo unitário;
Carga imediata;
Sistemas de implante, enxertos, biomateriais em implantododtia;
Planejamento virtual;
Reabertura;
Manutenção.


Modelo

O curso é ministrado de forma modular, contando com 3 turnos por mês seguindo o seguinte ornamento: sexta-feiras pela tarde; e aos sábados pela manhã e tarde.


Carga Horária

A atualização é constituída por 12 módulos mensais, com aulas teóricas e práticas.


Diretrizes

Horário

O aluno deverá chegar no horário estabelecido para as aulas práticas e teóricas. Estar sempre atento ao horário agendado com os pacientes para evitar transtornos com os mesmo. Devendo, sempre que possível realizar o agendamento por escrito.

Apresentação

Para as aulas práticas, o aluno deverá trajar jaleco com emblema do curso ou pijama cirúrgico na cor estabelecida para o seu grupo de trabalho. O vestuário deve ser complementado com os EPIS.

Comportamento

Respeito mútuo entre os professores, alunos e funcionários. É fundamental para o bom andamento do curso.

Frequência

A frequência faz parte do aluno e de sua postura frente ao trabalho. Sua avaliação dependerá das ações e dos procedimentos executados.

Instrumental e Material

Será exigido todo os materiais das listas de cirurgia e prótese. A não apresentação do material necessário poderá acarretar em suspensão do procedimento pelos professores orientadores. O material de consumo cirúrgico será fornecido pelo curso.

Planejamento Clínico

O aluno deverá se apresentar para atendimento com um planejamento a ser executado. Este planejamento deverá ter sido previamente discutido com os professores.

Forma de Organização

O aluno trabalhará em grupo. Os grupos serão divididos pelos professores do curso, está decisão terá caráter irrevogável. Todos os docentes poderão ser consultados sobre a conduta frente a um tratamento, devendo sempre ter como referência os planejamentos discutidos previamente em sala de aula.

Equipamento

O aluno deverá zelar pelos equipamentos da instituição e comunicar ao curso caso detecte problemas técnicos em algum destes.

Cronograma

Será distribuído aos alunos e deverá ser seguido pelo curso. Qualquer alteração deverá ser previamente informado aos alunos.

Critérios de Avaliação

A avaliação é importante no processo de desenvolvimento com provação, validação, aprimoramento desse curso. Possibilitam que as falhas sejam corrigidas no momento e verificam se o aluno domino ou não o que o professor quis ensinar-lhe, ou seja, o quanto o objetivo do curso foi alcançado. As avaliações serão constituídas de: provas escritas, provas práticas, seminários, as medidas de cada disciplina não poderão ser inferiores a nota 7, a frequência mínima obrigatória para casa disciplina é 85% de carga prevista.

Limpeza e Biossegurança

É de responsabilidade do aluno recolher os resíduos gerados de forma adequada ao final do trabalho e despejar nos coletores. A mesa de trabalho, assim como o equipo e todo o instrumental, deverá obedecer as normas de biossegurança.

Esterilização

É de responsabilidade do aluno trazer o material devidamente embalado e esterilizado em papel grau cirúrgico para utilização durante as atividades do curso. Para esterilização o material deve ser entregue com no mínimo 2 horas de antecedência.


Quem pode fazer este Curso

Cirurgião Dentista com inscrição no Conselho Regional de Odontologia do Estado em que exercer a profissão.


Informações sobre o Curso

Curso iniciado em:  13 e 14  de Julho
(As aulas acontecerão uma vez ao mês de quinta a domingo)
Sexta-feira: 14h às 18h
Sábado: 8h às 12h - 14h às 18h

Duração: 12 meses

Investimento e forma de pagamento

Investimento: 12 Parcelas de R$500,00
(Kits de brocas e os motores de implantes serão fornecidos pelo programa)

Matrícula: 50% da primeira parcela
(reembolsável em caso de desistência apenas até 15 dias antes do início do curso)

Ex-alunos do IAPPEM tem 5% de desconto



A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Observação: A sua inscrição está sujeita a disponibilidade de vagas no curso.
Este curso será realizado presencialmente em Salvador:
Av. Salvador, 33 - Bomfim - Salvador - BA


Política de Cancelamento e Devolução

O Iappem poderá adiar ou cancelar seus cursos no prazo de até 07 dias da data de início, caso o número mínimo de alunos não tenha sido alcançado. Nesse caso, o Iappem irá restituir o valor pago em 100% ou o valor poderá servir de crédito para outro curso, caso seja do interesse do aluno.

Em caso de desistência por parte do aluno, caso ocorra no prazo de até 15 (quinze) dias do início do curso, o Iappem irá restituir o valor da matrícula integralmente.

Se a desistência ocorrer em prazo inferior a 15 (quinze) dias do início do curso, o Iappem não restituirá o valor da matrícula.