Turma 25

curso de capacitação em TOXINA BOTULÍNICA E PREENCHIMENTO NA ODONTOLOGIA funcional


21, 22 e 23 de Janeiro


Vamos compartilhar em 03 dias, com 30 horas, o máximo do que aprendemos com a utilização da toxina botulínica desde 1996. Abordamos tanto as indicações terapêuticas estéticas como funcionais na região da face.


Curso ministrado de acordo com a legislação vigente
(Lei 5081/66 e Resoluções CFO 145 e 146/2014)


Coordenação:

joao.png

Prof. João Macedo

Experiência na utilização da Toxina Botulínica desde 1996; Ministra cursos e palestras sobre Toxina Botulínica desde 1998; Doutor em Laser em Odontologia UFBA/UFPB; Especialista e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais – Paris- França; Especialista em Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Oro-Facial – CFO; Professor Assistente Estrangeiro da “Faculté de Medicine Pitié-Salpêtrière” – Paris - França; Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI; Presidente do I Congresso Brasileiro da SBTI; Coordenador Geral das Regionais da SBTI; Presidente da Comissão de Ética da SBTI; Sócio da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporo-mandibular e Dor Orofacial (SBDOF); Sócio da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED); Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

marcos.png

Prof. Marcos André

Especialista em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxilo Facial - UFPE; Especialista em Implantodontia - Funorte; Mestre em Estomatologia - UFBA; Doutor em Imunologia-ICS/UFBA; Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Implantodontia FUNORTE / IAPPEM; Coordenador e Professor do Curso de Cirurgias Avançadas e Atualização em Implantodontia/ IAPPEM; Coordenador do Serviço de Cirurgia e Traumatologia BucoMaxilo dos Hospitais Aeroporto e Agenor Paiva; Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial; Membro da International Team for Implantology; Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI); Diretor Científico do I Congresso Brasileiro da SBTI; Membro da Comissão de Ética da SBTI; Diretor Científico da SBTI; Coordenador do Norte/Nordeste da SBTI.


Diferenciais do Curso

O Curso aborda a utilização da toxina em situações terapêuticas, dentre elas dor, pelo fato de que o palestrante é especialista e professor em DTM e Dor Orofacial.

Curso bem avaliado pelos colegas, tendo qualificado mais de 7.000 dentistas e em avaliação feita pelos alunos (sem necessidade de identificação) apresentou uma nota média até junho de 2018 de 9,7 e 99% dos alunos responderam que saíram aptos a aplicar tanto a toxina botulínica como o preenchimento.

Revisão de anestesiologia e de anatomia em modelos e em crânios secos sobre nervo trigêmio, músculos da mastigação e cutâneos da face .

Teóricas e práticas de toxina botulínica e preenchimento em horários separados (evitando confusão por parte dos alunos nos conhecimentos).

Prática inicialmente em simuladores (preenchimento) e em manequins (toxina) e depois as práticas em pacientes, tanto de toxina quanto de preenchimento, que são realizadas pelos alunos.

O professor acompanha cada aplicação realizada pelos alunos.

Turmas com número pequeno de alunos, não tem superlotação.

Material do curso incluído (todo material de consumo do curso é fornecido pelo curso aos alunos, consequentemente não tendo esta despesa extra).

Ensina a utilizar todas as marcas de toxina botulínica que apresentam Anvisa.

Os alunos podem levar pacientes e ser pacientes também (custos apenas do material).


Material didático e de suporte

Comprovação de respaldo legal

Material didático

Revisão de literatura

Protocolo desenvolvido pelo Prof. João Macedo, com doses e pontos em diferentes músculos para as 05 marcas comerciais de toxina botulínica.

Contatos de fornecedores de todas as marcas de toxina botulínica, de várias de ácido hialurônico e todos os materiais necessários para a aplicação destas substâncias (seringas, agulhas, etc).

Modelos (para toxina e preenchimento): Ficha de anamnese; Folder para ação de marketing; Termo de consentimento; Recomendações pós-aplicação.


Programa do Curso

Eletrofisiologia;
Anatomia e fisiologia da ATM e dos músculos faciais;
Anatomia e anestesiologia do nervo trigêmio;
Histologia da Epiderme e da Derme;
Aspectos relevantes sobre a estética facial;
Histórico, tipos e indicações dos Preenchimentos;
Tipos de Preenchimentos Biodegradáveis e Não-biodegradáveis;
Diferentes técnicas de aplicação dos preenchimentos;
Indicações e contra-indicações dos preenchimentos;
Histórico, ação, contra-indicações e indicações do uso da Toxina Botulínica;
Tipos e formas de diluição das toxinas Botulínicas;
Reações adversas da Toxina Botulínica e dos Preenchimentos: como prevenir e tratá-las; Tratamentos estético-funcionais com preenchimentos;
Tratamentos da toxina em diferentes especialidades: DTM, Cirurgia buco-maxilo-facial, periodontia, dentística, ortodontia, implantodontia, etc.


Informações sobre o Curso

Data:  21, 22 e 23 de Janeiro
(Segunda, terça e quarta )

Duração: 30 horas
Carga horária grande (30 horas de curso, sendo 20h teórica e 10h prática), sendo comum até ultrapassá-la, abordando maior conteúdo e formando melhor os colegas, minimizando necessidade de realização de outros cursos ou residências na área.


Investimento

À vista: R$2.880,00
ou 6 Parcelas de R$500,00

Ex-alunos do IAPPEM tem 5% de desconto (EX ALUNO, ENTRE EM CONTATO ANTES DE FINALIZAR A SUA INSCRIÇÃO PARA GERAR SEU CÓDIGO DE DESCONTO)



A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Observação: A sua inscrição está sujeita a disponibilidade de vagas no curso.
Este curso será realizado presencialmente em Salvador: Av. Salvador, 33 - Bomfim - Salvador - BA


Política de Cancelamento e Devolução

O Iappem poderá adiar ou cancelar seus cursos no prazo de até 07 dias da data de início, caso o número mínimo de alunos não tenha sido alcançado. Nesse caso, o Iappem irá restituir o valor pago em 100% ou o valor poderá servir de crédito para outro curso, caso seja do interesse do aluno.

Em caso de desistência por parte do aluno, caso ocorra no prazo de até 15 (quinze) dias do início do curso, o Iappem irá restituir o valor da matrícula integralmente.

Se a desistência ocorrer em prazo inferior a 15 (quinze) dias do início do curso, o Iappem não restituirá o valor da matrícula.