Viscossuplementação da ATM


À definir


SOBRE O CURSO

 A viscossuplementacão é uma técnica usada no tratamento das alterações internas da articulação temporomandibular que associada as outras técnicas, trará ao paciente de uma forma mais rápida e segura o alívio de seu sofrimento.


Coordenador científico e professor responsável:

Eduardo Januzi.jpg

Dr. Eduardo Januzzi

Graduado em Odontologia pela Fundação Tricordiana de Educação - FTE (1987). Especialista em Prótese Dental e Periodontia pela APCD Regional de Bauru (1992). Especialista em Saúde Baseada em Evidências pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio Libanês São Paulo (2001). Especialista em Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial (2003). Mestre em DTM e Dor Orofacial (Escola Paulista de Medicina - UNIFESP). Mestre em Morfologia Aplicada a Área da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina (2006). Doutor em Ciências pelo programa de Medicina Interna e Terapêutica com tese titulada em " Tratamento Paliativo (Autocuidado) Combinado com Anti-Inflamatório para o Tratamento da Dor da Articulação Têmporo-Mandibular do Deslocamento do Disco sem Redução (Closed-Lock) Agudo e Crônico: Revisão Sistemática de Ensaios Clínicos Randomizados " pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2013). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas - FACSETE. Tem experiência na área de Odontologia. Atualmente coordenador de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em DTM e Dor Orofacial e em Implantodontia pela Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas (FACSETE). Coordenador do ambulatório de Dor Orofacial, DTM e Cefaleias (CETRO BH). Consultor científico da Signo Vinces (Sistemas de Implantes Dentais: Brasil e Europa), ITI member; membro da IASP (International Academy for Study of Pain); membro do Comitê de Dor Orofacial da Sociedade Brasileira de Cefaleias; membro do Board editorial do International Journal of Clinical Anesthesiology, tradutor e revisor científico texto " Clinical Management of TMD and OFP" (Richard A. Pertes and Sheldon G. Gorss), artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais; conferencista no Brasil e exterior.

Rafael Januzi  2.jpg
 

Professor Rafael Tardin

Graduado em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Coordenador e Professor do curso de especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial da Faculdade Ciodonto. Coordenador da clinica escola (CETRO - BH) de DTM e DOF . Professor do curso de especialização em Disfunção Temporo Mandibular e Dor Orofacial em Lisboa - Portugal, revisor cientifico do Jounal of Oral Health and Dental Care. Membro da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF) e membro da Sociedade Brasileirade Cefaleia (SBCE).


Público Alvo 

Cirurgião-Dentista com inscrição no Conselho Regional de Odontologia do Estado em que atua.


Informações sobre o Curso

Início do Curso: à definir
Duração: 2 dias
(Segunda e Terça das 8h às 12h e 13h às 18h).


Programa do Curso

Introdução: Tratamento da DTM articulares – Onde estamos e para onde vamos?

-Diagnóstico por imagens da ATM e sua aplicabilidade na viscossuplementação

-Fisioterapia pré viscossuplementação da ATM

-Princípios biomecânicos e farmacológicos do hialuronato de sódio

-Técnica de infiltração da ATM para viscossuplementação

-Infiltração não guiada da ATM  - infiltração guiada da ATM pelo ultrassom

-Workshop (Clínica Escola)

-Discussão de casos clínicos

- Protocolo fisioterápico pós viscossuplementação da ATM

-Mesa redonda de discussão


Investimento

À Vista   R$ 2.700,00
Ou entrada mais 5X de R$500,00

Forma de pagamento: Boleto Bancário

Ex-alunos do IAPPEM tem 5% de desconto



A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Observação: A sua inscrição está sujeita a disponibilidade de vagas no curso.
Este curso será realizado presencialmente em Salvador: Av. Salvador, 33 - Bomfim - Salvador - BA

Política de Cancelamento e Devolução

O Iappem poderá adiar ou cancelar seus cursos no prazo de até 07 dias da data de início, caso o número mínimo de alunos não tenha sido alcançado. Nesse caso, o Iappem irá restituir o valor pago em 100% ou o valor poderá servir de crédito para outro curso, caso seja do interesse do aluno.

Em caso de desistência por parte do aluno, caso ocorra no prazo de até 15 (quinze) dias do início do curso, o Iappem irá restituir o valor da matrícula integralmente.